SESSÕES TEMÁTICAS:
1 - Geologia do Pré-Cambriano
Coordenação:
Maurício Rigoni Baldim (UFMT), Kamilla Borges Amorim (UFMT), Gabrielle Aparecida de Lima (UFMT)
Essa sessão é destinada a trabalhos resultantes de estudos realizados em terrenos pré-cambrianos da região Centro-Oeste do Brasil, com o objetivo maior de revisar o estado da arte sobre o tema. Serão aceitos trabalhos relacionados à tectônica e à evolução crustal de áreas cratônicas e de cinturões orogênicos pré-cambrianos, contendo dados de análise estrutural, estratigrafia, paleontologia, petrologia, petrogênese, geocronologia, geologia isotópica, e outros métodos inovadores ou não convencionais.
2 - Geologia do Fanerozoico
Coordenação:
Rogério Roque Rubert (UFMT)
Essa sessão apresentará, a partir de palestras e trabalhos técnicos, produtos de estudos realizados em pacotes e sequencias fanerozoicas da região Centro-Oeste do Brasil, objetivando atualização do estado da arte e perspectivas sobre o tema. Serão aceitos trabalhos relacionados a revisão do arcabouço estratigráfico das bacias, evolução dos conhecimentos acerca da petrologia sedimentar e estudos de proveniencia, paleontologia e reconstituição paleoambiental, geocronologia, tectonismo e magmatismo fanerozóicos, estado de arte na evolução do arcabouço das sequências sedimentares, evolução das sequências e bacias sedimentares de idade paleógena e neógena e depósitos associados, neotectônica e geomorfologia ligadas à evolução da região Centro-Oeste do Brasil.
3 - Geologia Aplicada, Geotecnologias e Recursos Hídricos
Coordenação:
Sergio Junior da Silva Fachin (UFMT), Renato Blat Migliorini (UFMT), Frederico Soares Dias (UFMT), Fernanda Vieira Xavier (UFMT)
Esta sessão apresentará à comunidade geocientífica e profissional da região Centro-Oeste a atualidade da Geologia Aplicada (Uso e Ocupação Territorial, Geologia de Engenharia e Geofísica Rasa), Geotecnologias (Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e SIG) e Hidrogeologia (Exploração e Uso e Conservação). Oportunidade esta para discutir o cenário atual e os novos desafios do uso de novas tecnologias na exploração do substrato terrestre, no processamento, na interpretação e na disponibilização de bancos de dados colaborativos.
4 - Recursos Minerais
Coordenação:
Pedro Maciel de Paula Garcia (UFMT)
Sessão destinada a estudos voltados à caracterização e compreensão genética de depósitos de minerais metálicos e não metálicos, jazidas de gemas e minerais industriais da região Centro-Oeste do Brasil. São admitidos trabalhos voltados à metalogênese, exploração mineral, geologia de mina, planejamento e gestão mineira, mapeamento de zonas mineralizadas, modelagem computacional e geoestatística aplicadas à mineração e temas correlatos.
5 - Rochagem e Remineralização de solos
Coordenação:
Francisco Egídio Cavalcante Pinho (UFMT), Luan Nonato Figueiredo (UFMT)
Essa sessão apresentará através de palestra, mesa redonda e trabalhos técnicos, as informações atualizadas sobre as pesquisas científicas e o uso das técnicas de rochagem e remineralização de solos, em âmbito global e nacional. Objetiva, principalmente, difundir as técnicas na região centro-oeste, especialmente em Mato Grosso, importante produtor agrícola, onde as técnicas são pouco utilizadas.
6 - Educação e Divulgação em Geociências
Coordenação:
Pedro Maciel de Paula Garcia (UFMT), Joana Paula Sánchez (UFG)
Esta sessão agregará trabalhos das diferentes vertentes referentes ao ensino e à divulgação do conhecimento geocientífico. Admite-se pesquisas referentes a práticas pedagógicas para o ensino das Geociências nos ensinos básico e superior, história das Geociências no Centro-Oeste e no Brasil, divulgação do conhecimento geocientífico, estudos voltados à interação com a comunidade, Geoconservação, Geoturismo, conservação do patrimônio geológico, implantação de Geoparques e temáticas afins.
7 - IV Workshop do SW do Cráton Amazônico
Coordenação:
Carlos Humberto da Silva (UFMT), Gabrielle Aparecida de Lima (UFMT), Amarildo Salina Ruiz (UFMT)
A quarta edição do Workshop do SW do Cráton Amazônico ocorrerá durante o XVI Simpósio de Geologia do Centro-Oeste, após dez anos da realização da última edição. Trata-se de importante conclave científico para a atualização dos conhecimentos geológicos desse setor cratônico, que registra os marcos tectônicos da reconstituição paleogeográfica dos supercontinentes Colúmbia/Nuna e Rodínia, na Plataforma Sul-americana. Serão aceitos trabalhos relacionados à evolução geológica desse setor do Cráton Amazônico, envolvendo também contribuições relativas ao Bloco Rio Apa, Províncias Rio Negro-Juruena e Ventuari-Tapajós.
8 - I Workshop do Lineamento Transbrasiliano
Coordenação:
Amarildo Salina Ruiz (UFMT), Elton Luiz Dantas (UnB)
O Lineamento Transbrasiliano corresponde à uma estrutura tectônica de primeira grandeza, cuja compreensão de sua evolução geológica é de fundamental importância para o entendimento da formação do Gondwana Ocidental. A realização desse primeiro conclave científico, para tratar desse tema, é uma oportunidade ímpar para congregar, no Centro-Oeste do Brasil, geocientistas de todas as paragens, interessados em discutir e avançar no conhecimento geológico dessa fascinante megaestrutura. Serão muito bem-vindos trabalhos que abordem os diversos temas relacionados à evolução do Lineamento Transbrasiliano, sua interferência nas unidades tectônicas adjacentes e suas reativações ao longo do tempo geológico.
ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS
-
Os resumos devem ser elaborados segundo o arquivo Template, que pode ser baixado no link abaixo.
-
Devem ser escritos em português, inglês ou espanhol e conter um sumário dos resultados da pesquisa a ser apresentada.
-
Referências, figuras, gráficos e tabelas NÃO devem estar incluídas no resumo.
-
O texto deverá ter no mínimo 350 e, no máximo, 500 palavras, e estar disposto em uma única página, além de conter entre três e cinco palavras-chave separadas por vírgula.
-
Na nota de rodapé, deve ser copiado o título da seção temática à qual o trabalho será submetido.
-
O arquivo final deve ser submetido em formato .doc ou .docx.
-
Os resumos podem ter mo máximo 6 autores, sendo possível a submissão de até dois resumos como autor principal.
-
Resumos que não estejam formatados segundo o padrão do presente modelo serão prontamente recusados.